Atuar no mercado de trabalho em tecnologia exige dos programadores uma constante atualização de conhecimentos e a busca pelo que há de mais novo na área. Afinal, inovações surgem a todo o momento e aquilo que antes era uma tendência passa rapidamente a se tornar o padrão.

Nesse contexto repleto de mudanças, seria uma mão na roda se existisse uma plataforma que centralizasse todos os recursos necessários para a carreira na área de tecnologia. E o IBM Blue Profile existe para isso!

Esse espaço veio para preencher exatamente essa lacuna que estava vazia entre as necessidades de profissionais da área de tecnologia, especialmente entre os desenvolvedores.

O projeto é uma parceria da IBM com o TecMundo e já está no ar há alguns meses, como você já deve ter visto em nosso espaço de “Canais Exclusivos”. O objetivo é ser um ambiente virtual de aprendizado, interação e autoconhecimento que pode e deve ser usado por quem quer se desenvolver profissionalmente e adquirir novos conhecimentos técnicos.

O que é o IBM Blue Profile?

IBM Blue Profile é uma plataforma gratuita e que mapeia o perfil dos programadores para entregar conteúdo especializado com base em seus interesses. O uso é indispensável para os profissionais de desenvolvimento que querem praticar o autoconhecimento.

Esse é, inclusive, o principal objetivo do projeto: ajudar os desenvolvedores a se conhecerem melhor, reflexão que poucos profissionais fazem ao longo de sua jornada no mercado de trabalho – o que pode ser um erro.

Quando o programador não conhece as próprias habilidades, aptidões e preferências, pode acabar cometendo equívocos em sua carreira. Escolher o emprego errado, gastar tempo em treinamentos desnecessários e o descontentamento

geral são apenas alguns sintomas de um desenvolvedor que não praticou o autoconhecimento.

Como se desenvolver na carreira de programador?

Nesse processo de autoconhecimento, o IBM Blue Profile

oferece uma série de mecanismos para ajudar os desenvolvedores em suas carreiras. Conheça os recursos oferecidos por essa plataforma e como cada um deles funciona.

Chatbot inteligente e amigável

O primeiro passo dessa jornada de autoconhecimento começa com a definição de qual é o seu perfil de desenvolvedor. Isso só é possível graças à interação do usuário com o chatbot inteligente e humanizado construído com as tecnologias IBM Watson e IBM Cloud.

Esse chatbot, diferente de muitas outras soluções que existem por aí, foi construído exatamente para conseguir extrair as respostas que ajudam a construir um perfil assertivo do usuário. Não estamos falando de um robô “frio e calculista”, pois o chatbot é amigável, humano e personalizável – quase nem parece um robô.

As respostas são coletadas, processadas e um resultado preciso é gerado com base nas características, nos interesses e nas habilidades de cada programador. Só experimentando conversar com esse chatbot para entender o quão incrível pode ser essa experiência.

Autor: contato_u29a24u2

Deixe uma resposta

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.